Home Noticias Noticias - Aids Noticias aids e a sexualidade humana

Noticias aids e a sexualidade humana

E-mail Imprimir PDF

AIDS/HIV Aids e Sexualidade humana

12/12/2005

A maioria sabe que a melhor maneira de prevenir as doenças que se transmitem por via sexual é evitando as condutas de risco e utilizar profilaticamente a camisa de Vênus. Sabem, mas não a utilizam!


A sexualidade humana, tão questionada nos dias atuais, faz parte de um jogo de valores transitórios e contínuos. Todo esse jogo vem, na realidade, da dificuldade que encontramos em aceitar o exercício da sexualidade fora do contexto da reprodução. Quanto a essa dificuldade de aceitação, as culturas humanas variam entre um extremo e outro, podendo-se entretanto, classificá-las genericamente em quatro grandes categorias: repressiva, restritiva, permissiva e corroboradora.

O ideal seria que houvesse uma relação de congruência entre as finalidades biológicas, sociológicas e psicológicas. Em outras palavras, que as pessoas unissem sempre harmonicamente a finalidade procriativa ao prazer e ao amor. Mas há uma distância às vezes muito grande entre o ideal e o real. Mesmo porque, o próprio conceito de ideal pressupõe toda uma roupagem antropológica e elaboração individual. O que é ideal para a minha sociedade, pode não ser para a sua, o que é ideal para mim, talvez não seja para o outro.

Para entender de HIV/Aids em todos os níveis da problemática humana, temos de sair um pouco da biologia da doença e caminhar pelas trilhas da psicologia da enfermidade. É necessário, sair da prisão de nossas visões tubulares, dos cubículos de nossas verdades provisórias e parciais, e tentar voar um pouco além do campo bitolado da rotina diagnóstica e terapêutica.

Estou plenamente convencida que a seara do especialista não se esgota apenas com o tratamento da doença. É preciso, antes, compreender o homem dentro do fantástico mundo de sua cultura, porque só poderemos promover a saúde em seu sentido integral, quando formos suficientemente humildes para entender que nossa verdade nem sempre é a verdade dos outros e que também não é a única.

Trabalhar com o adolescente adoecido não é apenas procurar a estória da enfermidade e nos esquecer de que ela se insere em uma estória de vida, de um ser que tem um passado e toda uma perspectiva, pelo menos sonhada, de futuro. Creio que chegamos no tempo de repensar a ciência, que tem valorizado excessivamente a técnica e está esquecendo a dimensão do humano.


http://www.noolhar.com/

 

IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar alguma doenças se houver, para indicar te tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis nas noticias de saude no site são meramente informativas
Sempre é bom ouvir mais de uma opinião médica

Última atualização em Dom, 18 de Setembro de 2011 18:18  

Adicionar comentário

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade." Albert Einstein


Código de segurança
Atualizar

PROMOÇÃO DIDÁTICOS SABEREXCEL



Adquira já o Acesso Imediato
à Area de Membros

Compra Grantida --- Entrega Imediata

Aprenda Excel VBA com Simplicidade de 
códigos e Eficácia, Escrevendo Menos e
Fazendo Mais.

'-------------------------------------'
Entrega Imediata:
+  500 Video Aulas MS Excel VBA
+  35.000 Planilhas Excel e VBA
+  Coleção 25.000 Macros MS Excel VBA
+  141 Planilhas Instruções Loops
+  341 Planilhas WorksheetFunctions(VBA)
+    04 Módulos Como Fazer Excel VBA
+  Curso Completo MS Excel VBA
+  Planilhas Inteligentes


Pesquisa Google SaberExcel

Publicidade Google

<script type="text/javascript"><!--

google_ad_client = "ca-pub-2317234650173689";

/* retangulo 336 x 280 */

google_ad_slot = "0315083363";

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

//-->

</script>

<script type="text/javascript"

src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">

</script>

Publicidade

RSFirewallProtected


Google Associados

Depoimentos

Adicione Saberexcel Favoritos

 
 

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA(Visual Basic Application), sozinho, com baixo custo, praticando com os produtos didáticos Saberexcel,


   Sobre as WorksheetFunctions Funções de Planilhas que retornam valores do VBA