Home Excel - Dicas Aplicativo Excel - Aplicativo Dicas Excel como consolidar varias planilhas numa so usando formula soma Excel

Excel como consolidar varias planilhas numa so usando formula soma Excel

E-mail Imprimir PDF


Dicas do Aplicativo Excel
Saberexcel – Informática

Como consolidar varias planilhas numa so usando formula soma Excel

No Excel, é possível usar numa planilha informações armazenadas em arquivos externos. Isso permite a criação de planilhas-resumo - ou seja, tabelas que consolidam dados de outras tabelas. Exemplos clássicos são resultados mensais consolidados numa planilha anual, ou vários documentos de filiais resumidos num documento único, para toda a empresa. A maneira mais fácil de criar uma planilha consolidada é conceber uma estrutura única para todas as planilhas ou documentos. Ou seja, o arquivo ou planilha de janeiro deve ter a mesma estrutura do arquivo ou planilha de fevereiro; do mesmo modo, os dados da filial A devem ter layout idêntico ao dos dados da filial B, e assim por diante.

Vejamos um exemplo prático. Você acompanha, com uma planilha para cada mês, o perfil das receitas e despesas da empresa. Agora, terminado o primeiro semestre, deseja consolidar essas informações num documento único. A forma mais simples é criar sete planilhas numa mesma pasta de trabalho: seis planilhas mensais, mais uma para o total. Para facilitar, os dados que vão ser aproveitados na planilha Ano devem estar nas mesmas posições em todas as planilhas. Uma forma simples de obter isso é construir a lógica de uma das planilhas e depois copiá-la para as demais. Digamos que a receita mensal esteja, em todas as planilhas, na célula C5. Para obter a receita do semestre, basta usar a seguinte fórmula, na célula C5 da planilha consolidada:

=SOMA(Janeiro:Junho!C5)

Mesmo que as seis fontes de dados não pertençam todas a um mesmo arquivo, ainda assim é possível fazer a consolidação. Só é preciso conhecer bem o layout do documento fora do padrão. Admita, por exemplo, que os dados de junho estão numa pasta de trabalho à parte,

Junho.xls, na qual a receita mensal se encontra na planilha Plan2, célula G7.
Nesse caso, para obter a receita do semestre, use a fórmula:

=SOMA(Janeiro:Maio!C5)+´h:\docs\[Junho.xls]Plan2´!G7




Aprenda Microsoft Excel VBA -- Entrega Imediata à sua compra


Última atualização em Qua, 11 de Março de 2020 17:13  

Adicionar comentário

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade." Albert Einstein


Código de segurança
Atualizar

PROMOÇÃO DIDÁTICOS SABEREXCEL



Adquira já o Acesso Imediato
à Area de Membros

Compra Grantida --- Entrega Imediata

Aprenda Excel VBA com Simplicidade de 
códigos e Eficácia, Escrevendo Menos e
Fazendo Mais.

'-------------------------------------'
Entrega Imediata:
+  500 Video Aulas MS Excel VBA
+  35.000 Planilhas Excel e VBA
+  Coleção 25.000 Macros MS Excel VBA
+  141 Planilhas Instruções Loops
+  341 Planilhas WorksheetFunctions(VBA)
+    04 Módulos Como Fazer Excel VBA
+  Curso Completo MS Excel VBA
+  Planilhas Inteligentes


Pesquisa Google SaberExcel

Publicidade Google

<script type="text/javascript"><!--

google_ad_client = "ca-pub-2317234650173689";

/* retangulo 336 x 280 */

google_ad_slot = "0315083363";

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

//-->

</script>

<script type="text/javascript"

src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">

</script>

Publicidade

RSFirewallProtected


Google Associados

Depoimentos

Adicione Saberexcel Favoritos

 
 

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA

Aprenda tudo sobre o Aplicativo Microsoft Excel VBA(Visual Basic Application), sozinho, com baixo custo, praticando com os produtos didáticos Saberexcel,


   Sobre as WorksheetFunctions Funções de Planilhas que retornam valores do VBA